terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bebida de aveia em casa

Depois de ter feito aquele teste de intolerância alimentar (que cada vez acho mais que foi um a treta), tenho vindo a diminuir o meu consumo de leite.

Não cortei completamente, ao fim de semana bebo o meu cafezinho com leite, mas durante a semana tenho optado por chás ou cevada.

A verdade é que me tenho sentido bem, com menos flatulência (uma menina não tem disso), embora continue a por manteiga no pão e a comer queijinhos da vaca que ri do Lidl (são dos poucos queijos que gosto).

Não vou entrar em radicalismos!

De vez em quando tomo bebida de soja ou de outra coisa que apanhe em promoção, infelizmente estas coisas são caras. Também não há nada como fazer umas pesquisas na net e fazer umas coisitas em casa, foi o caso da bebida de aveia, que fiz e gostei. É uma bebida agradável, mas para beber fria, talvez mais para o calor, mas isto é a minha opinião.

Rapidamente se faz, é barata e muito nutritiva.

Ingredientes:

  • 100g de aveia
  • 1 litro de água
  • açúcar a gosto, mel ou outro adoçante

Preparação:

Colocar a aveia com um pouco de água no liquidificador e liga-lo, vai-se aos poucos juntando o resto da água e açúcar ou outro adoçante que queira.
No final coa-se. Eu ainda passei por outro coador mais fino, aqueles de pano, fica com uma textura melhor.
Aguenta de 4 a 5 dias no frigorífico.


Simples, bom e barato!

6 comentários:

Elsa disse...

Confesso que este tipo de bebidas não me entram, mas, são saudáveis e se gostas, fazes bem em consumir, quem me dera gostar!!!
Beijocas

D. disse...

Não li todos os post, mas apanhei aqui que, o leite causa flatulência? Ora pois que eu já tinha desconfiado que o leite "mexia cá com a coisa". :)
Eu não aprecio leite de soja, muito doce e por isso, continuo a beber leite "normal" magro. Até porque não beber leite e passar para o chá, não é mau por causa do cálcio?
Enfim, é só trapalhadas. :)

Poupadinha disse...

D.:
Normalmente é a lactose que causa flatulência e pelo que sei à muita gente intolerante à lactose e não sabe, se calhar é o meu caso.

O cálcio vamos buscar à alimentação, mas também há chás com cálcio, penso que o chá mate é um desses casos.

D. disse...

Obrigada Poupadinha, pelas informações,

PINTA ROXA disse...

Por acaso tenho aveia em casa, há umas receitas de bolachinhas que levam aveia..
Como gosto de batidos, acho que esta "tua" bebida até deve ser boa.

ema disse...

Também faço "leite" de aveia (e de arroz, amêndoa,...) porque não gosto do de soja e muito menos do de vaca...
A minha receita é diferente, mas imagino que haja muitas variantes.
Em relação ao cálcio, há alimentos de onde conseguimos "retirar" mais cálcio do que do leite.
Bom fim-de-semana!

Related Posts with Thumbnails