terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Teste de intolerância alimentar



Mês passado, comprei na Groupon, um teste de intolerância alimentar para mim e para o meu filho. Há muito que queria fazer. Pronutri, é o nome do exame que fizemos hoje e descobrimos que somos intolerantes ao leite e seus derivados.

Se para mim é relativamente fácil aderir a um novo estilo alimentar e cortar com o leite, para o meu filho é mais complicado.

Já alguém fez este teste? Será mesmo fiável? Que resultados tiveram ao mudar hábitos alimentares?

Contem-me tudo, estou um pouco confusa.

17 comentários:

Mafalda S. disse...

Sinceramente, creio que poderias ir ao teu médico de família e pedir um teste de despiste, para a alergia ao leite.

Eu também sou um pouquinho alérgica e sentia-me um pouco mal disposta quando consumia leite gordo. Mas desde que mudei para o meio-gordo, que me sinto bem.

Acho sinceramente que deverias tirar isso a limpo e ver o que podes ou não consumir.

Beijinho

Poupadinha disse...

Mafalda S.

Não sou alérgica, recomendaram-me evitar os produtos lácteos. O meu problema é a flautulência, é terrível.

De qualquer maneira é um bom conselho. No início do ano tenho de marcar uma consulta, vou aproveitar e falar com a médica.

Vera disse...

Eu nunca fiz, mas é interessante porque todas as pessoas que conheço que já fizeram teste de intolerância, todas são intolerantes ao leite e seus derivados. Coincidência?
Beijocas

Tostão disse...

Poupadinha, existem duas coisas distintas: intolerancia á lactose (que é o açucar natural presente no leite) e alergia à proteina do leite de vaca...pelo que dizes serás intolerante à lactose, e nesse caso podes consumir produtos sem lactose (já existem leites sem lactose) ou de soja, por exemplo.

o que acontece aos intolerantes à lactose, é que o organismo não tem a enzima necessária para "digerir" a lactose e naturalmente tenta expelir esse alimento...fica-se mal disposto, com vontade de vomitar ou de ir ao wc, com o estomago às voltas, etc, mais ou menos estes sintomas...

não conheco esses testes, mas não há nada como consultar o médico e tirar as teimas ;)

Poupadinha disse...

Tostão:

Eu também coloquei essa questão, mas não é à lactose, é mesmo ao leite.

disse...

Olha

EU tenho alergia a camarão, e meu teste não deu, em contrapartida, deu alergia a amendoim, ovo e farinha...

Fico de olho e presto atenção na minha alimentação, mas sem neuras!

Bjins

Anónimo disse...

Olá! O facto de ser intolerante a um alimento, não significa que se seja alérgico a ele. Os "mecanismos" de resposta do nosso organismo são diferentes nos dois casos. Só conheço os testes de intolerância por análise ao sangue (que são diferentes dos testes de alergia) e na minha opinião são bastnte fiáveis, mas um pouco dispendiosos (geralmente não são comparticipados!). Ainda assim, poderão ser um bom investimento em termos de saúde. Eu já fiz e quando deixei de consumir ou reduzir o consumo dos alimentos a que sou intolerante senti-me bem melhor! O pior é que sou pouco disciplinada e acabo sempre por voltar ao mesmo.
Note-se que mesmo antes de tirar sangue para fazer esta análise, eu já sabia mais ou menos quais eram os alimentos com que me sentia pior! Por isso fazer os testes pode ser desnecessário!

Tostão disse...

poupadinha, sendo assim eu iria ao médico mesmo e tirava as duvidas ;)

Sara * disse...

Eu sou intolerante ao leite e hoje comprei um leite da mimosa 0%lactose e vou experimentar. Entretanto, li num blogue que o leite de aveia tem um sabor muito melhor que o leite de soja e como não posso beber este último pq sou alérgica à soja, se o leite 0%lactose não resultar, experimento o de aveia...
Se estás com dúvidas não há nada como experimentar retirar esse alimento da dieta durante 1 semana, por ex, e ver como te sentes...

Preguiça ;-) disse...

Eu fui ao médico de família que me passou o teste da agulha. Deu alergia a marisco (eu já sabia, fico toda inchada e borbulhenta) e a ácaros.
Se fores ao teu médico e pedires ele passa.

Sara * disse...

Vi o comentário da Preguiça e tenho de alertar para o seguinte: o teste da agulha (que também já fiz) indica a existência de alergias. Intolerância alimentar é uma resposta diferente. Em vez do teu organismo reconhecer o alimento como uma substância estranha e desencadear uma resposta imunulógica (que é o caso da alergia), na intolerância alimentar sente-se a digestão lenta ou nenhuma mesmo ou uma distensão abdominal, normalmente associada a dor e isso acontece devido a uma ausência de enzima que facilita a degradação desse alimento durante a digestão). Neste caso, é necessário fazer uma análise ao sangue para determinar os enzimas que estão ausentes enquanto que no teste da agulha colocam a pele em contacto directo com o alimento para se observar alguma reacção como por exemplo borbulhas, comichão, etc.

Espero ter ajudado!

Orquidea disse...

Segundo o meu médico intolerância a qualquer alimento não se detecta em nenhum tipo de análises ou testes. Apenas se consegue detectar alergias.

No meu caso recomendou-me que evita-se o leite porque já percebi que sempre que o consumo não ficou muito bem. O mesmo não se passa com os iogurtes porque a lactose está parcialmente digerida!

Por isso apenas tenho evitado o leite mesmo. De resto como de tudo sem problemas.

De qualquer forma acho que esses testes são pouco fiáveis.

Bj

Especialmente Gaspas disse...

Desconhecia esse teste! Nem faço ideia que se intolerante a algo.....

Fernanda disse...

Olá a todos! É bastante interessante a troca de informação que aqui verifiquei. Nunca fiz testes de intolerância alimentar, limito-me a avaliar o comportamento do meu corpo perante determinados alimentos. Alguém neste blogue referiu o problema da flatulência, que é de facto um problema, pelo mau estar que causa. Esta situação pode estar relacionada com a presença de fezes muito antigas a nível do cólon, as quais provocam também grandes inchaços. Os produtos lácteos podem provocar um acumular das fezes, ou outros produtos aos quais tenham intolerância. Esta situação pode, para além dos desconfortos causar problemas de saúde e resistência à perda de peso. Já pensaram em fazer limpeza do intestino? É perfeitamente seguro e indolor!
Espero ter sido algo útil para todos :)

Unknown disse...

Bom dia, para quem ainda não sabe, efectivamente intolerância alimentar e alergia são coisas completamente distintas. Podemos ter uma sem ter a outra. No serviço nacional de saúde não se fazem testes de intolerância, só de alergias... As intolerância so se conseguem saber quando fazemos um teste por nossa conta que recentemente (este ano) já se fazem cá em Portugal pois so se faziam em Inglaterra e Madrid. Ou seja, fazia-se a recolha de sangue cá e enviavasse para fora. Em relação ao leite de vaca a idade em que o ser humano se tem tornado intolerante tem vindo a baixar e esta neste momento por volta dos 3 anos em cerca de 75% da população mundial. Só 25% das pessoas do mundo toleram o leite de vaca na idade adulta sendo que são maioritariamente do países nórdicos sendo o maior número da Finlândia. Um artigo recente de Julho de 2013 fala do pedido feito pela universidade de Harvard junto do congresso dos estados unidos suplicando que o leite deixasse de fazer parte da alimentação obrigatória nas escolas tendo em vista a saúde publica ao invés da questão monetária. É apenas o que isto é... Uma questão de dinheiro, uma vez que o ser humano é o único mamífero que bebe leite na idade adulta. Ridículo não acham? Qualquer duvida ou interesse em saber mais, pois posso sempre enviar os artigos em questão, por favor contactem via email desbravador@icloud.com. Um bem haja a todos. Pedro Sepúlveda.

Unknown disse...

Bom dia, para quem ainda não sabe, efectivamente intolerância alimentar e alergia são coisas completamente distintas. Podemos ter uma sem ter a outra. No serviço nacional de saúde não se fazem testes de intolerância, só de alergias... As intolerância so se conseguem saber quando fazemos um teste por nossa conta que recentemente (este ano) já se fazem cá em Portugal pois so se faziam em Inglaterra e Madrid. Ou seja, fazia-se a recolha de sangue cá e enviavasse para fora. Em relação ao leite de vaca a idade em que o ser humano se tem tornado intolerante tem vindo a baixar e esta neste momento por volta dos 3 anos em cerca de 75% da população mundial. Só 25% das pessoas do mundo toleram o leite de vaca na idade adulta sendo que são maioritariamente do países nórdicos sendo o maior número da Finlândia. Um artigo recente de Julho de 2013 fala do pedido feito pela universidade de Harvard junto do congresso dos estados unidos suplicando que o leite deixasse de fazer parte da alimentação obrigatória nas escolas tendo em vista a saúde publica ao invés da questão monetária. É apenas o que isto é... Uma questão de dinheiro, uma vez que o ser humano é o único mamífero que bebe leite na idade adulta. Ridículo não acham? Qualquer duvida ou interesse em saber mais, pois posso sempre enviar os artigos em questão, por favor contactem via email desbravador@icloud.com. Um bem haja a todos. Pedro Sepúlveda.

Nadinha disse...

E já agora, Fernanda, como se faz a limpeza ao intestino?

Related Posts with Thumbnails