terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Orquídeas mais baratas







 As orquídeas são viciantes!

A princípio compra-se uma por ser bonita e, a partir daí, quer-se mais e mais e mais...

Gosto de adquiri-las quando estão a 5€, geralmente encontro essa promoção no Continente.

Recentemente, encontrei no Jardiland, orquídeas a preços mais baixos, por estarem sem flor. Na foto está um Dendrobium, que comprei lá por 4,99€. A última floração desta planta deve ter sido recente, havia ainda uma florzinha caída no substrato. Na etiqueta diz que, se estiver submetida a uma temperatura de pelo menos 15ºC, pode florir novamente, será?!!

Há dias "faleceu" uma orquídea cá de casa, resultado do calor imenso que se faz sentir na minha sala/estufa no Verão e das regas intensas da "dona desnaturada" que pensou resolver assim o problema das suas delicadas folhinhas ressequidas.

Com os erros se aprende (e com os vídeos do Youtube também) e agora sei que tenho de criar condições de humidade mas sem regar demais.

Aqui deixo um vídeo sobre Dendrobiuns e quem sabe se alguém me deixa aqui mais dicas para eu não me tornar uma assassina de orquídeas.


8 comentários:

Poupar Melhor disse...

Não se esqueça do truque das cascas de ovo:
http://www.pouparmelhor.com/praticas/como-tratar-orquideas/
A.Sousa

Rachel disse...

Também acho as orquídeas viciantes :-)
Eu tenho só 1 Dendrobium, e floresce 1x por ano, tal como as Cattleya. Já as Phalaenopsis dão 2x ou 3x no ano.
Também "matei" muitas até conseguir ter mais prática.

Bjs

ana almeida disse...

também adoro orquídeas,mas não tenho muita sorte com elas,sei que não podemos pôr água a mais,a raiz apodrece facilmente.bjs.

Orquidea disse...

Já me chamaram de muita coisa mas de viciante nunca!! :

Brincadeiras à parte...

Na IKEA também costuma ter orquídeas a preço simpático. No início de Dezembro comprei para a minha mãe duas das mini (aquelas miniaturas de orquídea) que custaram 4,99€ cada uma! A minha mãe adorou claro!

Bj

Anónimo disse...

Eu adoro Órquideas mas vou-me contentanto com a minha (espécie solitária cá de casa pois a falta de espaço é tramada :)

Quanto a morrerem... eu tenho uma sorte de primeira :) A minha Órquidea acompanha-me à cerca de 3 anos.

Comprei-a no IKEA a bom preço (4.99€ se não me engano) e, na altura, vinha bonita e toda lustrosa... passado pouco tempo dentro de casa (segundo instruções-de-alguém não deixar apanhar sol direto e ela começou a esmorecer. Então o meu marido lembrou-se de a colocar ao sol (assim mesmo a apanhar o sol através da janela da sala em pleno verão (e eu a pensar que ela se ia de vez): Na realidade ela "morreu" (pelo menos aquele caule). No entanto, não sei o que lhe deu que, a partir dali ainda não parou de dar flor. Não é mesmo normal. Até já muda-mos de casa com ela (e está num local onde apanha sol diferente) e neste momento (inverno puro) ou no verão tenho as minhas belas flores comigo e adoro xD

(e espero que me dure mais uns bons anos pois adoro-a)

Anónimo disse...

ps: uma coisa que fiz foi no vaso colocar umas pedras pequeninas para que não ficasse com a raiz "ensopada" quando a regasse.

Rego-a mais ou menos de 2 em 2 semanas e de 1 em 1 semana no verão (isto quando não me esqueço)

Vania Lacerda disse...

Orquídeas são mesmo lindas! Além da regar pouco (uma vez por semana, e em pouca quantidade), tem algo importante: elas definitivamente não gostam de vento.
Você tem que arrumar um lugar de que ela goste, com luz mas sem sol direto, e não a tire mais dali...
Elas te agradecerão florindo todos os anos!

Olinda Silva disse...

Sim, de facto, são viciantes.
Comecei pelas cymbidium e depois de lhes apanhar o jeito, decidi arriscar noutro tipo de orquídeas. Só tive sorte com uma oncidium, que durou uns 5 anos até eu ter usado o fertilizante inadequado.
Em julho encontrei phalaenopsis e dendrobiuns, com as flores a murchar, em saldo no Lidl e Pingo Doce (entre 1,99 e 2,99). Decidi arriscar novamente e comprei 5: 3 dendrobium e 2 phalaenopsis. Deram-se bem a ponto de uma delas estar a começar a florir novamente.

Related Posts with Thumbnails