sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Poupar ao lavar a loiça


Como muita gente, tenho andado a ver onde posso poupar mais. Acredito que ainda há muito trabalho a ser feito, às vezes são coisas óbvias que não vemos ou muitas vezes não queremos ver.

A minha veia preguiçosa leva a que, todos os dias, coloque a loiça na máquina para lavar, mesmo que sejam só uns cacos.

Quando estou a trabalhar à noite, o meu filho e o Hominho comem em casa da mãe dele (assim se poupa, eheh) e o que acontece muitas vezes, é que, só se coloca na máquina a loiça do pequeno almoço e alguns tarecos que vou usando durante o dia. Muitas vezes a máquina tem de lavar e os espaços não estão todos preenchidos.

Outra coisa que me fez pensar, foi que, a máquina que tenho é antiga e portanto, não é dos electrodomésticos mais económicos que tenho em casa, gasta muita luz e com certeza, muita água também.

Assim sendo, nos dias em que só tenho uns caquinhos para lavar, lávo-os eu mesma, à mãozinha. Tenho na banca uma bacia onde coloco água e detergente e só quando a loiça está lavada é que passo por água corrente. No final, a loiça seca no escorredor e vai para o lugar quando estiver seca.

Será que alguém tem mais dicas de como poupar ao lavar a loiça?

17 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Por aqui não há maq de lavar loiça! :)

Vera Ferraz disse...

Sim, tenho uma maneira de fazer render muito mais o detergente ;)

Aqui: http://hojeparajantar.blogspot.com/2011/12/dica-de-poupanca-fairy-espuma-activa.html

angelasoeiro disse...

Sendo pouca a loiça, eu costumo, depois de a lavar, encher a bacia com água limpa e passa-la aí por água. Gasta-se mt menos que passa-la por água corrente :)

Lara B. disse...

Lá em casa somos só dois, não compensa ter uma máquina de lavar loiça, por isso as lavagens são manuais, e para poupar mais, como só temos uma bacia no lava loiças meto um alguidar com água ao lado para passar a loiça sem desperdiçar muita água.

Beijinhos

Sandra Cristina Santos disse...

eu tambem ando numa de poupar muitoooooo e tenho 2 alguidares grandes ponho agua com detergente num e agua limpa nop outro fica tudo pronto,com água bem quente,quando termino a ultima peça as outras já estão secas é so guardar..

Maria Maria disse...

Eu também tenho a máquina a descansar. Desde que o fiz a conta da água baixou para metade, mas também reduzi a máquina da roupa.
A loiça também uso dois alguidares, o da água limpa até dá para regar as plantas, que apesar de ser Inverno não chove.

Anónimo disse...

Se a máquina for um modelo recente, vale a pena usá-la, porque há programas de 30 minutos que lavam a louça muito bem. É que compensa, porque se poupa muito mais água usando a máquina (cheia) do que lavando à mão. Eu tenho o bi-horário, por isso só ponho a máquina a lavar depois das 22 horas. Vivo sozinha e a máquina funciona de dois em dois dias, mas acho que vale a pena. Outra dica para poupar no detergente é usar meia pastilha: a louça fica bem lavada na mesma.

Penso que também é importante pensarmos na poupança da água, e não apenas na da luz.

Marta

tila disse...

a minha máquina avariou, n mandei arranjar. Tirei a do sitio, coloquei lá um armário (assim tenho mais espaço para a tralha) e passei a lavar a loiça como tu fazes (ganhei uma frieiras prq gosto de água quente, mas nada que n fique resolvido com uma luvas). Fqiquei a poupar na electricidade e na água. è mesmo a única maneira de poupar.digo eu....
Bjkas

Helena Almeida disse...

Pois eu também lavo na máquina quando está cheia, o resto lavo à mão.

o meu truque é que apesar de ter um recipiente com detergente, ao passar a louça por água limpa recolho-a para depois a usar na sanita. passo às vezes dias seguidos sem puxar o autoclismo, também aproveito toda a água de lavar legumes e uso na máquina meia pastilha. Já rfeduzi um metro cubico e tenciono reduzir mais.

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde poupadinha!

Não tenho máquina, aqui no Brasil ela está MUITO cara para meu orçamento... pago pouco de água, minha preocupação é economizar água que bebemos... na verdade, não gosto de lavar a frente da casa (calçadas) busco economizar aí...

Bjins

PS: AMei o V´deo de corte de cabelo, já fazia, mas cometendo a falha de cortar reto... muito obrigada...

FLYRoBrasileira

AmArte disse...

Olá! :)

Eu nunca coloco a máquina a lavar com espaços vazios. A loiça que não pode esperar pela próxima lavagem na máquina, lavo à mão ;)

Beijinho

Isabel Gomes disse...

Excelente dica! Eu costumo fazer o mesmo!

Bjs

as artes da xana disse...

olá, eu costumo fazer assim: tenho máquina de lavar louça há 2 anos, confesso que no principio não gostei da ideia mas como já estava incluida na casa, não havia nada a fazer. Por norma todos os dias faço salada e quando lavo os legumes não deito a água fora, quando acabamos de jantar passo a esponja molhada com essa agua no prato só para que não seque e ponho na máquina se for copos mergulho-os lá dentro enquanto tou a acabar de limpar a mesa e depois vão para a máquina. Se tiver muita loiça, (somos 4 com sopa e refeição), que encha a máquina ponho-a logo a lavar se não acabo de encher com a loiça do pequeno almoço do outro dia... Não acho que a factura da luz tenha auymentado por aí alem, ~poupo na agua, e tenho mais tempo para os miudos ou para limpar numa outra divisão. por isso acho que compensa Jinhos

Casinha Perfumada disse...

Olá querida, só passei para te desejar um lindo fim de semana =)
Beijinhos

http://casinhaperfumada.blogspot.com/

Joana e Daniel disse...

http://mealheirodeideias.blogspot.com/

Ana Lima disse...

eu uso uma bacia com pouca agua para lavar a louça, e para passala passo com agua corrente, mas para dentro duma bacia, ou do balde... acho pouco higienico passar toda a louça com espuma pela mesma agua, e assim passo com agua corrente, mas aproveito-a para lavar o chao ou assim

Terere disse...

Olá Poupadinha
Gostei de encontrar o teu blog.
Há muito pesquiso novas ideias para poupar.

A loiça é sempre um rsss, poupo água quando utilizo a que fica de lavar a alface, um pouco de detergente na esponja, passo em água corrente mas com torneira em fio fininha para dentro de outro recipiente.
Por sua vez esta serve para utilizar no vaso sanitário.
Tenho máquina de Lavar loiça mas utilizo só em casos excepcionais mas nunca lavo a loiça primeiro, apenas limpo os resíduos com os guardanapos de papel que sobram da refeição.
Bjs

Related Posts with Thumbnails