terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Muito importante!

Há pouco recebi este email:

Analisem e tirem as vossas conclusões:

EDP e Continente

Retirado de uma resposta no Expresso online...

Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).

-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?

- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.

- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.

- Um novo contrato? Porquê?

- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.

- E... isso quer dizer o quê???

- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.

- E se eu não sair da EDP Universal?

- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.

- E vai acabar quando?

- Em 2015 vai deixar de haver.

- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?

- Sim, mas depois tem de sair.

- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?

- Até final da campanha os preços mantêm-se...

- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?

_ ????

- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.



EXPLICAÇÃO BÁSICA:

No Mercado Regulado, tal como o nome indica, os preços são devidamente controlados por uma entidade competente, não podendo subir além dum determinado valor.

No Mercado Liberalizado não há qualquer regulação, ou seja, ou estamos atentos ao que nos cobram mensalmente, ou... Sinceramente não há pachorra que aguente.

Quando aderimos à Campanha do sistema de Pontos do Continente, obrigatoriamente temos de passar do mercado regulado para o mercado liberalizado e por conseguinte assinar novo contrato.

22 comentários:

A menina Pobre disse...

Eu tenho o contrato do mercado liberalizado há mais de 2 anos. Aderimos a esse porque o funcionário disse que os preços eram mais baixo e de facto em comparação com as pessoas que estão à minha volta pago muito menos na factura que elas pelo uso dos mesmos equipamentos. Numa delas até tenho mais equipamentos e pago menos!

Sissamar disse...

Tb recebi esse email e confesso que não fiquei espantada, até pq não acredito quando querem oferecer alguma coisa sem receber nada em troca. Só ainda não tinha percebido onde é que iam pegar até ler este email.
A mim não me convencem, primeiro pq fazem exigências para que se possa aderir como deixar de ter bi-horário e passar a tarifário simples e obrigatoriedade de pagamento por débito directo. E depois o desconto não é sobre o valor total da factura mas apenas sobre o valor de consumo, ou seja, taxas e impostos não entram nas contas!
Beijinho e obrigada pelo alerta!

Myself disse...

Exactamente! Consta do formulário de adesão. A partir de 2015 todos passaremos para o mercado liberalizado, mas até lá também não me parece conveniente...
Não aderi principalmente por esse factor.
;)

Dama das Camélias disse...

Ah pois... já percebi!
Ainda bem que não me inscrevi, quando a esmola é muita o pobre desconfia, e eu nunca gosto de ser das primeiras.

Obrigada ;)

Araújo disse...

Hoje em dia é mesmo preciso ter muito cuidado com o que nos tentam vender. Já andavamos aqui todos contentes com os 10% de desconto em cartão continente... Essa campanha parecia boa de mais... Boa dica Poupadinha! ;)

D. disse...

Por acaso já me tinha apercebido do mesmo, mas apenas porque resolvi ler TODO o site EDP.Continente!Depois é ler e ir tirando algumas pequenas conclusões.
Ninguém dá nada a ninguém e é uma das formas da EDp nos agarrar.
Pena tenho eu das pessoas que vão cair! Enfim. É passar esta mensagem o mais possível e este post aqui está muito real.

A ovelhinha disse...

Olá, boa noite! É incrível. Tanta publicidade para isto... Obrigada pela partilha.Beijinhos.

Cristiana disse...

Isto está demais, onde vai parar, obrigado pela dica, bjos

Carla Vicios e Sabores disse...

Cada coisa...graças aos meios de comunicação hoje em dia já temos ao nosso alcance mais informação.
Mas nunca me senti tentada a este programa. fazendo as contas gasto cerca de 50 euros por mês em electricidade dá 5 euros de percentagem, mas gosto de ser livre de escolher onde faço as minhas compras e cerca de 80% são feitas no Pingo Doce, 5% no Lidl e 15% no Continente.
Vou levar o seu texto comigo.
bj

Carla disse...

so para dizer la por as pessoas que estao á nossa volta terem os mesmo equipamentos nao quer dizer que funcionam igualmente, enquanto que um pode usar a maquina por exemplo de lavar roupa 2 vezes por semana, outros podesm usar 6ou mais, atençao.isto para responder ao primeiro comentario.
Agora quanto ao topico, ja o tinha lido, é é como sempre disse , é sempre desconfiar, pk ninguém dá nada a ninguém, infelismente, é tudo a ver se lixa o povo, eu tb achei k trazia agua no bico.

Poupar e Simplificar disse...

Não percebo qual é o problema do mercado regularizado e liberalizado. Além disso, não somos obrigados a ficar com o mesmo tarifário indefinidamente, podemos mudar. Acho esta notícia alarmista. Só não adiro porque acho que a tarifa bi-horária compensa-me mais dos que os descontos, mas, para quem tem a tarifa normal, compensa.

Bricolar e Poupar disse...

Obrigado pelo alerta, eu andava à procura de respostas não me queria percipitar, e agora já percebi ;) é como alguém aqui já disse: quando a esmola é grande o santo desconfia...

Anónimo disse...

Sim, entra-se no mercado libaralizado,mas isso não significa que se pague mais!
Sim é uma forma de fazerem a transição que, obrigatorimanete se fará daqui a uns tempos...o importante é ler bem o contrato e não concordando, pode-se anular no prazo legal!!!
Mais: quem tem bi-horário pode fazer o contrato na mesma, apenas vai receber os 10% do que gasta no horário cheio!


Mercado livre é bom sinal, especialmente se houver concorrência, como haverá certamente, em breve!


E não, não sou da EDP!!

babynha disse...

Ola ...
Sem duvida que hoje em dia ninguem da nada a ninguem.
Obrigado pela dica ;)

luarte disse...

Obrigada pelo aviso. Agora é mesmo cada um tirar as susas conclusões.
Beijinhos

Fátima disse...

Não percebo o porquê de tanto alarido, pois o mercado regulado vai acabar, sendo obrigatória a passagem a mercado liberalizado e nessa altura é só pôr em cima da mesa as opções disponíveis e optar pela mais vantajosa.

Anónimo disse...

Em 2009, data da lei que agora se cumpre e que determina a transição do mercado regulado para o liberalizado, após a constituição do MIBEL (Mercado Ibérico de Electricidade), a Troika ainda não estava em Portugal. Se deveria estar ou não é outra conversa. Portanto, ou a chamada telefónica é falsa, ou a senhora da EDP está mal informada ou simplesmente não gosta da troika.

Wanda disse...

Olá,
Ontem fui abordada por um rapaz que estava a distribuir esses folhetos, e a primeira coisa que li foi "contrato" só que o rapaz era tão pouco esclarecido que nem coloquei questões.
Fiquei elucidada e realmente é indignante a situação, está tudo feito para os ignorantes.

Vou colocar este post no meu blog

http://empirestateofsilliness.blogspot.com/

Wanda

Mafalda S. disse...

Propus-te um desafio no meu blog. Espero que o aceites e o aprecies.

Beijinho

An@ disse...

Ainda bem que não fui aderir andei a pensar em fazê-lo.

Obrigada pela partilha da informação.

Beijos
Feliz 5.ª F

matunto disse...

Olá

Aproveitei para esclarecer mais uns pontos em relação a este assunto.

Visite http://matunto.blogspot.com/2012/03/plano-edp-continente-vantagens-vs.html e copie para o seu blog se achar necessário

Anónimo disse...

Onde vai parar este País? Concorrência é bom, mas quando toca a grandes multinacionais e neste País que está a soldo, tenho as minhas dúvidas... Temos o caso dos combustíveis alguém acredita que não acha concertação de preços? A energia vai pelo mesmo caminho...

Related Posts with Thumbnails