domingo, 13 de fevereiro de 2011

Novo projecto


As nossas ideias vão mudando, acho que deve ser da idade. Há uns anos atrás nunca me teria passado pela cabeça, mas de uns tempos para cá, tenho dito que hoje em dia quem tem um pedaço de terra é um felizardo.

Pois é, e não é que a minha mãe mudou para uma casa que tem um pequeno quintal. Ontem, quando o fui ver parece que me tinha saído o totoloto, eheh. Ofereci-me logo para escavar!

Só tenho pena de morar um pouco longe da minha mãe, talvez só possa ir uma vez por semana, numa folga. Mesmo assim este projecto há-de ir para a frente:)

Como nunca andei nesta vida de agricultora, peço a vossa ajuda (a quem me souber e quiser ensinar), por onde começo? O que semear nesta altura do ano?

O primeiro passo vai ser limpar o terreno, mas primeiro vou deixar a minha mãe instalar-se. Depois vou levar para lá o meu limoeiro e a lima, e já tenho aqui umas coisitas semeadas em caixas de ovos (depois mostro).

Estou muito contente, vai ser uma boa maneira de poupar e ter uns legumes e frutas biológicas;)

17 comentários:

Sarokas disse...

que bom! aguardo as novidades dessa nova aventura! ;)

Atmosfera do Lar disse...

E ainda tem a vantagem de se saber exactamente o que se come.

Cláudia disse...

Isso é óptimo!
... aconselho um almanaque. Procura numa boa livraria ou até num alfarrabiste em segunda mão. São verdadeiras preciosidades com dicas para estas coisas. o que semear, como cuidar, enfim, verdadeiras biblias!

sandra santos disse...

Semear em «camas quentes» melões, melancias, pimentos, tomates, pepinos e aipo branco. Os melões, melancias e pepinos devem ser obrigatoriamente semeados em vasos de plástico ou barro.

Plantar ainda cebolas, morangueiros, espargos, alcachofras e couves diversas.

Durante o mês, iniciar a colheita dos nabos semeados em Dezembro.

Maluxa disse...

Olá :)
Realmente...que sortuda(s) :)
Olha eu tenho umas coisas em vasos e costumo comprar o Borda D'água todos os anos, é muito bom, mas para tirar dúvidas sempre pesquiso neste universo vasto da internet :)
Boa sorte
Milu *

Sissamar disse...

Que maravilha! Bem, não te posso ajudar, pq de horta não percebo nada, mas faz uma pesquisa na net, já existam alguns blogs sobre o assunto!
Beijinhos

Anónimo disse...

oi, agricultora. também tenho uma hortinha mas quem faz o trabalho pesado, é o maridão.Por estes dias vamos plantar:couves,cebolo,talvez mais algumas ervilhas(de quebrar). Já semea-mos alguns meloes( nas caçarolas dos iogurtesv vazios). também podes semear batatas nesta altura. A.V.

remall disse...

quem tem um pedacinho de chão mora no céu.
Não se preocupe em estudar e montar milhões de estratégias, a natureza e suas experiências vão se encarregar de mostrar o que de melhor vai dar em seu pedaço de chão. Quando comprar o saquinho de sementes provavelmente eles irão conter a melhor época do plantio.
Aventure-se, adube ,pois com amor tudo nasce, tudo floresce.Só tome cuidado com a água, pois a falta mata e o excesso apodrece.
Aproveite a vida orgânica, eu já a aproveito a mais de 10anos.

Lúcia disse...

Olá!!
Que bom! Eu sou uma completa leiga nesse assunto ( nem parece que moro no campo...) por isso não te posso ajudar.
O meu quintal também tem um espaço de terra, mas gosto de tanto de o ver com a relva que não sou capaz de o cavar e semear, além de que também nunca saberia quando plantar nem colher.
Tenho apenas uma romanzeira e agora enontrei um morangueiro!! Vamos ver se dá frutos.

Beijinhos, e parabéns pela casa nova da mãe!

Lúcia disse...

Voltei... Conheces a Ana Moura, do blog Galhos e Bugalhos? Ela é capaz de te saber indicar o que plantar e omo fazê-lo. Parece-me muito prespicaz!

Agora é que é,

Beijinhos

Ana Isabel disse...

Olá,
O mais urgente será remexer a terra (lavrar). Se tiver acesso a estrume está na altura de incorporar. Se não tem experiência e tempo o melhor é comprar plantas prontas para transplantar. Só encontra a venda o que está na altura para pôr (hoje, na feira comprei beterrabas, corgetes, morangos, couves). Se vai pôr árvores deve fazer o mais depressa possivel. Atenção se já estão num vaso a muito tempo é possivel que tenham muitas raizes. Tem de cortar as que estiverem viradas para cima ou enrroladas (quando crescem acabam por matar a arvore). Isto era conversa para horas. O meu conselho é experimentar e quando falhar procure o que falhou (na net há pessoal a partilhar experiencias) ou pergunte a alguem ai na terra. Não desistir e muita capacidade de observação. Boas colheitas. Ana Mourão

Célia disse...

Olá
é uma óptima ideia ter uma horta, os meus pais têm e eu adoro.
Agora é uma boa altura para semear favas, ervilhas e batatas.
bjos
Célia

Poupadinha disse...

Ana Isabel:

Obrigada pelas dicas, são muito boas e vão-me ajudar muito.



Obrigada a todos!

Luísa disse...

Parabéns Poupadinha :-D Que maravilha.
A Ana Isabel já te disse quase tud o que também tinha para te dizer.
Podemos ir falando se quiseres por email ... eu também ando a aprender ;-)
Beijinhos

Poupadinha disse...

Luísa:

Obrigada! Tou mortinha por pôr a mão na massa!

MakingMoney disse...

Eu ainda não tenho o meu espaço como gostaria... terei que me contentar com um quintal com uns míseros 70m2 que o meu pai insiste em encher de velharias, mas adorava ver este tipo de informação num fórum. Alguém que saiba de algum?
Aproveito para perguntar se alguem sabe onde posso encontrar o Manual Prático de Horticultura de Richard Bird, da Editorial Estampa. Está esgotado e só um alfarrabista poderá salvar-me.

Anónimo disse...

Olá.
Para além de todos os legumes já referidos eu adoro ter, junto aos muros framboesas e maracujás. Não sei a época pois já tenho os meus há anos e foi o meu avô que tratou do assunto.
Tenho 10metros de muro cobertos desses dois frutos. Quando é época deles abundarem, colho-os e congelo. Dá para sobremesas e sumos no inverno. É necessário ter uns arames ou canas no muro para as plantas se enrolarem.
As framboesas congelo tal e qual saem da planta. Os maracujás, congelo apenas a polpa.
Tenho também morangueiros em bidons cortados ao meio, mas pode-se ter em vasos. Apenas aproveitei o que tinha à mão :)

Joana Santos

Related Posts with Thumbnails