sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Truques de poupança dos leitores VII


Hoje vou deixar aqui as dicas do Miguel do "Poupa e Ganha". Ora sendo ele um perito em poupanças, aconselho-vos a pegarem num bloco de notas para anotarem todas as dicas (eu já o fiz!).

Aqui vai:

1. Tentamos reaproveitar tudo o que seja reaproveitável!

As cascas de batata que em vez de irem para o lixo, são lavadas e fritas (dão um bom snack)!

As cápsulas da Nespresso, abro-as, limpo-as, volto a encher com café e tapo com folha de alumínio para voltar a colocar na máquina e tirar um café mais económico. As borras de café podem ser utilizadas como adubo ou até como um esfoliante e anti-celulitico! No Natal essas cápsulas podem ser transformadas em sininhos para embelezar a árvore.

2. Na casa de banho, junto à cabine de duche (polivan), temos dois baldes: um usamos para aproveitar a água enquanto não aquece e o outro fica dentro da cabine a “apanhar” alguma água do duche. Estes dois baldes normalmente ficam cheios e servem depois para poupar nas descargas do autoclismo.


3. Estou inscrito em vários sites que vendem vouchers para descontar em produtos e serviços (Groupon, Cardume, LetsBonus, etc). Assim recebo todos os dias imensas oportunidades para poupar. Já usufrui dos descontos do Groupon duas vezes. Vale a pena!

4. Temos plena consciência das “armadilhas” que os hipermercados “montam” para nos fazerem consumir mais, e como tal, não caímos em promoções que afinal não o são; para nós 9.99€=10€; fazemo-nos acompanhar sempre de lista de compras e evitamos ir às compras com fome. Temos de estar atentos, é que hoje em dia até nos tentam fazer comprar algo através de cheiros (Marketing Olfativo). Um pequeno deslize nosso e arriscamo-nos a ficar com a casa cheia de inutilidades e alimentos que nem sequer temos tempo para consumir antes de se deteriorarem.

5. Não tento ter o telemóvel da moda, o computador mais rápido, a roupa mais cara, etc. Na minha opinião, os bens materiais normalmente trazem uma felicidade momentânea: atinge o auge no dia da compra e no dia em que os exibimos aos amigos… depois vai desvanecendo.

Mais vale “investir” numas boas férias e em momentos que possamos recordar com alegria!;)

6.Fazemos parte de um clube de trocas de livros na internet e requisitamos livros na biblioteca. É raríssimo gastarmos dinheiro em livros.


7.A poupança de energia é levada muito a sério cá em casa! Temos contador bi-horário e como tal, para pouparmos mais, apenas colocamos as máquinas a lavar (nos programas mais económicos) dentro das horas de vazio. As tomadas onde estão vários aparelhos ligados, têm obrigatoriamente um interruptor para evitar deixá-los em stand by.


Poupa e Ganha: http://www.poupaeganha.com/

Merece Visita: http://www.merecevisita.com/


Obrigada Miguel pela tua participação!


Como todas as dicas são bem-vindas envie as suas para calateepoupa@gmail.com


8 comentários:

aprendereorganizar disse...

Excelentes dicas;)

Estrelinha Márcia disse...

boas dicas, optimas mesmo, obrigada pela partilha:o)))

An@ disse...

Mais umas belas dicas!

Gostei bastante de algumas!

Estou a pensar nelas...

Beijos e bom fim de semana

Paula disse...

estas das capsulas da nespresso nunca me tinha passado pela cabeça :-)
Obrigada

Anónimo disse...

o miguel do "poupa e ganha" é uma verdadeira inspiração e exemplo para todos!
:)

tostão disse...

ups fui eu quem deixou o ultimo comentario.

Maria da Graça disse...

Sendo eu também fã de poupanças fiquei fascinada com o seu blog. Ao ler algumas das dicas, sobretudo o aproveitamento de água, e tendo nascendo na aldeia, fui reportada ao tempo em que na casa dos meus avós não havia água canalizada. E por isso mesmo, fazia parte do dia-a-dia as idas e vindas com baldes de água para tudo: Para regar as plantas e a horta; dar de beber aos animais;lavar a roupa e a louça, e também, para tomar banho.
Banho esse, que talvez pelo facto de ser tão trabalhoso era tomado uma vez só por semana, como penso que será do conhecimento de grande parte das pessoas de determinada faixa etária. Havia até um ditado que dizia "de porcaria, nunca ninguém morreu".
Por tudo isto, e graças a si, acabei de tomar uma resolução, a partir de hoje vou passar ao banho semanal!
Acredito que no final do ano terei poupado uma boa parcela em água, e sobretudo gás. Depois lhe direi.
Muito obrigada pela inspiração que me deu...

Maria da Graça disse...

Outra das dicas que adorei foi a do aproveitamento das cascas de batata.
Será talvez nostalgia da minha infância porque mais uma vez me lembrei dos meus avós em cuja cozinha, tudo se aproveitava incluindo as famosas cascas de batata para a chamada "lavagem dos porcos".
Muito obrigada e a partir de agora, minha cara amiga, passará a ser a minha guru.

Related Posts with Thumbnails