terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Truques de poupança dos leitores IV

Hoje deixo as dicas da Rita, gostei muito. Algumas delas já aderi;)
Aqui estão elas:

1) Todas as semanas, geralmente ao sábado, faço o menu semanal. Vejo o que preciso para as refeições, vejo o que tenho na despensa e o que faz falta, faço a lista de compras e vou ao supermercado, onde compro apenas o essencial para a semana.
2) Vou ao supermercado a seguir ao almoço, ou seja, de barriga cheia, e não levo os meus filhos, senão acabo sempre por comprar coisas para eles...
3) Esta opção se calhar nem sempre sai mais barata, mas prefiro comprar produtos portugueses. Não percebo porque é que o Pingo Doce vende figos vindos da Turquia...
4) Uso o máximo possível produtos frescos ao invés de congelados. Por exemplo, uso tomates em vez de polpa de tomate, cebola e alho a sério, em vez das versões já picadas e congeladas, e coisas assim... Também prefiro fazer sumos com fruta fresca em vez de comprar sumos de pacote.
5) Mas como um dos meus filhos leva todos os dias sumo para a escola, compro pacotes de litro e todos os dias deito um pouco numa garrafa Sigg para ele levar, em vez de comprar pacotinhos de sumo com palhinha. Além de poupar dinheiro, reduzo o uso de embalagens e de plástico.
6) As sandes do meu filho, em vez de as embrulhar em papel de alumínio, vão num tupperware.
7) Não compro água em garrafas de 1,5 L ou mais pequenas. Compro garrafões de 5 L e todos os dias encho a minha garrafa Sigg para levar para o trabalho.
8) Em vez de fazer chá várias vezes ao dia, faço de manhã e coloco numa garrafa térmica para beber ao longo do dia. Poupo energia e tempo.
9) Uso nozes de saponária como detergente de roupa natural. Além de ser muito mais ecológico, sai muito mais barato.
10) Quando vou comer fora, o que sobra, mando embrulhar (em restaurantes normais... se for um restaurante mais chique, não faço isso...). Se paguei a refeição, tenho direito às sobras, não??
11) Apanho a água da chuva e uso-a para regar as plantas. Também recolho a água que deixo a correr antes de entrar no duche e uso-a na sanita. Lavo os dentes com um copo. A lavar louça, uso água fria e não deixo a água a correr.
12) Tudo o que puder fazer em casa, faço. Bolos, doces, bolachas (excepto as Marias), pão, prefiro fazer na Bimby que comprar já feito.
13) Uso o máximo possível marcas brancas (do Pingo Doce) e estou satisfeita.
14) Ando a pé o máximo possível. Se bem que esta semana fiquei encharcada desde as ancas até aos pés quando fui buscar o miúdo mais velho à escola...
15) Não ligo aquecedores, AC, nem nada disso. No Inverno deixo as persianas abertas durante o dia para entrar Sol em casa e fecho-as ao fim da tarde. No Verão, deixo as persianas para baixo durante o dia para não entrar calor e abro-as de noite para entrar fresco. Ok, eu vivo no Algarve... se vivesse no norte do país, talvez isto não resultasse tão bem...
16) Reutilizo tudo o que posso. Adoro frasquinhos de vidro, dão imenso jeito para fazer cremes caseiros... O que não posso reutilizar, reciclo.
17) Uso lâmpadas de baixo consumo.
18) Lavo a roupa a baixa temperatura e seco-a ao ar.
19) Ofereço coisas feitas por mim em vez de coisas produzidas em massa e compradas nas lojas.
20) Uso produtos de limpeza de casa (bicarbonato de sódio, limão, vinagre) e produtos de beleza naturais.


Obrigada Rita!

7 comentários:

Raquel disse...

Gostei muito das dicas da Rita.
Também ando para comprar uma garrafa Sigg há algum tempo, mas não encontro a que quero. É, realmente, uma forma excelente de poupar o plástico, para além de que até dá um certo estilo. :P

Tsebastião disse...

Muito obrigada por todas as partilhas de poupança, eu tal como muitas pessoas que por aqui passam faço quase todas estas poupanças.

Só não conheço é o tal detergente de qua fala a Rita!

Bjs e um exelente ano para todas

Susana Gatita disse...

Gostei!
Já faço algumas das coisas mencionadas e outras vou adoptar!
Bigada

Patricia disse...

Que atitude fantástica a da Rita.

Consigo fazer grande parte delas.

Só não me dá jeito reaproveitar as águas da chuva e nem fazer menus para a semana.
Também procuro não levar as crianças às compras e para as limpezas em geral ainda uso os detergentes industrializados.

tostão disse...

gosto da ideia da rita comprar os sumos de litro e coloca-los na garrafinha sigg, fica bem mais barato.

eu tambem sigo a de fazer o maximo possivel na bimby (e tb na mfp), já há muito tempo que nao compro bolos ou bolachas :)

Diversidades e Variedades;);) disse...

Muito boas ideias, como sempre ;D Estou a começar o meu blog, se puderes faz-m uma visitinha =) o teu já o visito diariamente*** http://agridoceeeee.blogspot.com/

Sarokas disse...

gostei muito deste tema!bem útil e lendo os truques de todas podemos ter mais ideias para nós! ;)

Related Posts with Thumbnails