quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Truques de poupança dos leitores II

Hoje temos as dicas da Luar (gostei muita da primeira):


1º - Pago-me primeiro a mim mesma
Definimos ambos um "X" para poupar todos os meses, tendo em conta o que recebemos e a média do que gastamos (baseados numa tabela onde apontamos tudo) e no início do mês, antes de pagar seja o que for, pomos esse dinheiro numa conta à parte. Se tivermos alguma aflição é lá que vamos buscar.
2º - Aponto todas as despesas
Ando sempre com a agenda atrás e em cada dia aponto sempre as despesas que fizemos. Depois tenho uma tabela de excel onde coloco tudo. Sei que há pessoas que acham que a partir de algum tempo já temos noção perfeita do que gastamos e que ter uma tabela é desnecessário mas eu penso o contrário. Há sempre coisas que fogem do controle, algumas sem que tenhamos consciência e assim sabemos sempre exactamente quanto gastámos e onde e para o mês seguinte em que despesas temos de tomar mais cuidado. Sou completamente adepta das tabelas de gastos e para mim têm sido óptimas para gerir o dinheiro que ganhamos.
3º - Tenho uma lista geral de todos os produtos da casa e suas quantidades e faço uma compra geral uma vês por mês
Tenho uma lista geral de coisas que costumo ter sempre em casa e que usamos sempre, com as quantidades que geralmente gastamos (por exemplo, sei que gastamos em média 2 ou 3 pacotes de esparguete, 1 ou 2 de arroz, 1 frasco grande de polpa de tomate, 1 frasco de champô de 2 em 2 meses, etc, etc) e no início de cada mês vejo o que tenho na despensa e frigorífico. Assim primeiro faço a lista de compras e depois vejo nos folhetos se há promoções das coisas que preciso (tenho o modelo, pingo doce, lidl e intermarché todos a 10 min de casa e a 2-3 minutos uns dos outros) ou se há alguma promoção que valha a pena fora da lista que fiz. Depois vou às compras e reponho o stock todo de tudo. Como é muita coisa para comprar nem tenho tempo para andar a ver as outras coisas e não tenho a tentação de comprar o que não preciso. Assim, no início de cada mês faço o grosso das compras e depois durante o mês só compro uma ou outra que falte para alguma receita, a fruta e os legumes.
4º - Faço menu semanal
Aderi à "moda" de fazer menu semanal e dá muito jeito. Mesmo que não faça todas as receitas ou mude alguma à ultima da hora, tem a vantagem que procuro sempre usar o máximo de produtos que já tenha em casa e já saber no início de cada da semana o que terei de comprar se for o caso. Assim poupo tempo e stress.
5º - Cozinho a mais e/ou congelo
Ao jantar cozinho sempre a mais para sobrar para o almoço do dia seguinte (comemos ambos em casa). Também quando faço uma panela de sopa congelo sempre metade (aguentam até 2-3 meses no congelador) e assim tenho sempre sopa para quando é preciso (inclusivé se tiver visitas). A carne e peixe que compro congelo toda em sacos individuais (só descongelo o que preciso) e alguns legumes também congelo. Para poupar tempo, faço 2 ou 3 sacos com misturas de legumes para poupar tempo a fazer as sopas.
6º Experimento sempre as marcas brancas
Procuro sempre experimentar as marcas brancas (compro 1 exemplar do produto e levo para experimentar nesse mês) excepto nos produtos de cosmética (tenho muitas alergias). Sou fã dos lacticínios do Intermarché, nomeadamente, no meu caso, dos de soja. São dos melhores que já comi. Nos restantes produtos de marca branca vario entre o Intermarché e o Pingo Doce (com produtos excelentes) e alguns produtos de limpeza do LIDL.
7º Sempre atenta
Procuro estar sempre atenta aos vários blogs e sites de poupança e tento sempre incorporar novas dicas no meu dia-a-dia que nos ajudem a poupar.

Obrigada Luar!

Espero pelas vossas (calateepoupa@gmail.com)!

5 comentários:

Sissamar disse...

Esta tua ideia é muito boa! Assim vamos partilhando as nossas medidas de poupança! Eu tb estou sempre atenta
as promoções dos supermercados, e enviam-me talões de 10% de desconto e tento fazer as minhas compras grandes dentro do prazo desse talão para obter algum dinheiro no cartão. No meu telemóvel tb tenho a mesma operadora do continente e as chamadas e mensagens para além de serem das mais baratas do mercado, tb vão acomulando uma parte no cartão para depois descontar nas compras.
Beijinhos

Estrelinha Márcia disse...

Achei mesmo interessante estes truques e poupanças que criaste para nós assim conseguirmos poupar!!!
Acho mto interessante as dicas da Luar! E é engraçado que já tinha dito ao marido que tinha de mudar a estratégia de fazer as compras e gostei muito destas dicas, em especial da tabela do que se gasta por mês, pois eu tenho uma ideia mais ao menos, mas não certa, talvez faça assim como a Luar! e mesmo a situação da tabela de excel, pena nao ter encontrado nenhuma facil, se alguem tiver que publique:o)))
Beijinhos

Patricia disse...

Esta partilha é fantástica, aprendemos umas com as outras a tirar melhor partido das nossas economias.

Aqui em casa também usamos uma tabela, mas só para controlar as despesas com os carros, foi meu marido quem elaborou.

Também gostava de uma tabela para as despesas da casa, mas só vejo tabelas complicadas. Vou procurar melhor.

Cláudia disse...

São excelentes ideias... tenho que começar a por mais algumas delas em pratica!

Ivânia Santos (Diamond) disse...

Excelente post :)*

Related Posts with Thumbnails