quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Congelar comida - poupa tempo, energia e paciência


Preciso seriamente de começar a fazer doses industriais de comida para congelar. Assim, naqueles dias que chego tarde a casa (e que irão ser muitos), é só descongelar e aquecer.

É uma boa forma de poupar na energia (ao confeccionar a comida de uma só vez) e a minha paciência, que é muito pouca.

Há alguns anos, conheci uma senhora (numa fila para o banco, imaginem como é que aquilo estava), enquanto aguardávamos, ela dizia que detestava cozinhar por obrigação ( como a compreendo), e que fazia comida em grandes doses e congelava para não ter que o fazer todos os dias (espertalhona).

Porque não fazer o mesmo?
Aceito sugestões!

Em último caso, o melhor é comer na casa da sogra, sempre se poupa e não se tem trabalho;)


P.S.: Desculpem, tenho visitado alguns blogs, mas não tenho comentado em todos. O factor "tempo" anda muito escasso. Mal tenho tempo para coçar o... Esqueçam!

Beijocas

12 comentários:

Patricia Barros disse...

Como eu compreendo essa falta de tempo!
Quando trabalhava, mal tinha tempo para me olhar no espelho, fazia a maquilhagem no carro, aff!!

Ainda assim eu não congelava muita coisa, só a sopinha da Daniela, feijão preto, arroz branco, grão, e feijão encarnado.
Também não gosto de cozinhar, mas resolvo uma refeição rapidinho, talvez se fizeres um cardápio para a semana toda, seja uma ajuda.

Boa sorte e sucesso.

Poupadinha disse...

Sim, foi o que fiz, tudo refeições rapidinhas;) Mas no entanto era muito mais simples ter refeições-pré preparadas.

Lúcia disse...

Mas será que vives aqui na zona!? Eu não me lembro de ter tido esse tipo de conversa com ninguem (ainda) num banco, mas a minha resposta era tal e qual!!!

Já há muito tempo que sou adepta desse "desporto", cozinhar e congelar para mais tarde despachar!

lol

bjnhs

Luísa disse...

Beijinhos e bom descanso

Voando como borboletas disse...

Bela dica a de congelamento, e entendo a falta de tempo por aqui é bem parecido, vivo a correr literalmente. Bjs de sol para te iluminar

Carla Vicios e Sabores disse...

Eu também já optei por essa solução, feijão preto, feijoada, sopa, estufados só carne os legumes também cozem rápido, base dos guisados, numa panela de sopa faço o estrugido, polpa de tomate, pimentão, ervas aromáticas, caldo de carne, passo a varinha e congelo em doses. Dá para massas, carnes frango, tudo que seja guisado. Outro truque: quando compro carne tempero antes de congelar e congelo as peças separadas, quando preciso é só tirar do congelador as peças necessárias, descongelar no microondas e cozinhar...

Poupadinha disse...

Carla Vícios e Sabores:
Obrigada pelas dicas, são uma grande ajuda.

Carla disse...

Eu também tento congelar o mais possivel...
Bjinhos, bom fim de semana

Rachel disse...

Olá,
Eu também chego tarde a casa, só para veres quando eu chego já o meu marido deu banho à miúda e tem o jantar na mesa, ok, às vezes faço eu, mas maioritariamente é assim. E para isso eu tenho que ter algo que seja fácil para ele conseguir fazer ou simplesmente aquecer.

alguns exemplos:
Quando faço empadão, faço a mais e coloco em travessas ou caixas de plástico, pequeninas e congelo.
Se acendo o forno para assar alguma refeição, aproveito e faço logou outra, ontem por exemplo gratinei massa e ao mesmo tempo fiz uns filetes no forno p o jantar de hoje.
Congelo sopa, em caixas individuais, congelo bacalhau com natas, rolo de carne, carne assada.

De manhã só tenho que me lembrar de retirar alguma coisa para ir descongelando.

Beijinhos

Sissamar disse...

E como está a correr esta nova etapa da tua vida?
Pois eu tb faço assim, algumas vezes embora tenha tempo mas ás vezes falta-me é a paciência! Costumo congelar carne já estufada ou guisada, tipo carne picada que dá para variados pratos e nestes pratos temos a vantagem de colocar o tacho ao lume acrescentar um bocado de massa ou arroz e enquanto se toma um banho ela coze! Tirando o feijão, não costumo congelar acompanhamentos. Mas congelo sopa, que apesar de depois de descongelada ficar com um aspecto esponjoso, depois de bem aquecida e bem mexida, fica como nova! Quando faço arros branco tb faço sempre a mais, pois é uma coisa que tb se come bem aquecida! Depois tens sempre as opções mais rápidas tipo um bifinho grelhado ou coisa do género, para os dias em que não tens comida congelada.
Beijinhos e bom fim de semana!

Natacha disse...

Olá!

Eu não tenho nada o hábito de congelar comida... mas tenho de o adquirir! embora esteja em casa - não sou doméstica, mas trabalho a partir de casa - o tempo acaba sempre por faltar para uma série de coisas e o facto de trabalhar em casa e simultaneamente tomar conta do meu filhote de 22 meses faz com que acabe muitas vezes por ne desorganizar a nível de horários e dê por mim em cima da hora das refeições sem ter nada pronto para por na mesa! Parece que cozinhar quantidades maiores e congelar as refeições poderá ser uma hipótese para contornar esta dificuldade!

Anónimo disse...

Muito obrigado por postar isso , É só o que eu estava pesquisando para a bing . I? D vez um monte relativamente ouvir opiniões de uma pessoa , um pouco do que uma página web a organização , isso é porque eu gosto blogs de forma tão significativa . Muito obrigado !

Related Posts with Thumbnails