quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hambúrgueres do Jamie

Não é propriamente uma receita económica, mas dá muito jeito ter estes hambúrgueres no congelador para um dia em que não tenha tempo ou num dia de preguicite aguda, sempre evita de ir ao take away.

Misturo todos os ingredientes, moldo os hambúrgueres e coloco num tabuleiro no congelador, quando estão mais durinhos coloco-os numa saca plástica devidamente identificada. Por norma faço-os grandinhos mas para o meu filho faço-os mais pequenos, se quizer pode também moldar almôndegas.

Por norma costumo dobrar as quantidades da receita, assim faço mais hambúrgueres, já que estou com a mão na massa...


Aqui vão os ingredientes:
  • 1 kg de carne de vaca (eu uso vitela, mas até pode fazer com carne de aves)
  • 2 cebolas vermelhas, médias, finamente picadas
  • 2 ovos
  • 1 a 2 mãos-cheias de pão ralado fresco
  • 1 colher de sopa de sementes de coentros, esmagadas (ponho salsa picada, tem tudo a ver, mas não gosto de coentros)
  • 1 pitada de sementes de cominhos, esmagadas
  • 1 colher de sopa de mnostarda-de-dijon
  • Sal e pimenta-preta moída na hora

Agora a receita:

Aqueça previamente o forno a 230ºC. Misture e esmague todos os ingredientes. Use o pão ralado para ligar e suavizar a mistura. Divida em quatro partes e faça 4 hambúrgueres do tamanho de uma bola de críquete. Ponha no forno e asse durante 25 minutos, ficando ligeiramente cor-de-rosa no meio e com uma boa crosta estaladiça por fora.

Normalmente fazemos como manda a receita no final, servimos com pão torrado e uma saladinha. Escusado dizer que depois de uma refeição assim já não cabe mais nada no estômago.
Este é o livro do autor desta receita, Jamie Oliver, um grande cozinheiro, quando via os programas dele só dava vontade de cozinhar também (cozinhar não é coisa que aprecie muito, por isso os programas dele faziam milagre).
Agora o moço desapareceu, pelo menos não o tenho visto mais, é pena.



Pelo menos os seus hambúrgueres vão fazendo as nossas delícias.

9 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Off-topic:

Relativamente a este tópico http://acuadoiro.blogspot.com/2010/09/couto-benamor-e-ach-brito.html e também à pedra Alumen:

(Desculpa a demora)


Estes produtos comprei no ebay uk.

Encontrei também alguns sítios onde podem adquirir:
http://loja.avidaportuguesa.com/pt
http://www.portukale.com/
http://drogaria-oriental.blogspot.com/

Se souberes de mais algum sitio, avisa, é sempre bom saber :))

Beijoca!

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Devem ser deliciosos. Eu gosto de hamburguers caseiro mas detesto os Mac, parece que sabem todos ao mesmo e o cheiro é enjoativo... arg.

Poupadinha disse...

Gaspas:

A pasta dos dentes a minha mãe comprou numa farmácia (deve ter sido na Maia) e a pedra a minha sogra comprou numa drogaria no Porto (ela chama essa drogaria de Tem-Tudo, realmente...), nessa drogaria também tem a pasta dos dentes Couto.

Obrigada, vou espreitas os sites.

Dama das Camélias disse...

Olá!

Já tenho visto umas quantas receitas sobre hamburguers e essa parece uma boa opção. E se for a dobrar escusamos de sujar as mãos 2x!!

Rita disse...

Eu essas coisas normalmente compro já feitas. Não tenho muita paciência lol
*

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

A malta só vai ao hiper :P e esquece-se que as drogarias e lojas de rua podem ter coisinhas interessantes :)

Carla disse...

Já estive para comprar um do livros do Jamie uma vez no hipermercado. Vi muitas vezes um dos programas dele na Tv e gostava da energia e do espírito que ele empregava na cozinha. Ficava sempre com fome!

Beijinhos

Teresa disse...

Olá Poupadinha,
Olha eu acho que o Jamie Olivier continua a dar mas só aos Domingos na Sic Mulher.
Já vi alguns programas dele duma viagem que está a fazer nos E.U.A.
Outras vezes também vejo a Nigella;
Mas horários é que não tenmho a certeza...
Bjs
Teresa C.

Poupadinha disse...

Teresa:
Obrigada, vou ver se vejo.

Related Posts with Thumbnails