terça-feira, 28 de setembro de 2010

Branquear roupa


Um truque que uso para branquear a roupa é adicionar perborato de sódio às nozes de saponária na lavagem. Coloco uma colher de sopa bem cheia na gaveta do detergente e é só pôr a lavar.


Eu uso com as nozes, mas antes delas usava com detergente.


O perborato compro na drogaria e é baratinho, à volta dos 2€.


Uma outra boa maneira de branquear a roupa é ensaboar e colocar ao sol.


São maneiras simples, económicas e ecológicas.


E vocês como fazem?

9 comentários:

Sissamar disse...

Não costumo usar branqueadores, mas quando é preciso vaii mesmo de lixivia, a não ser que a roupa seja de côr. Costumo é deitar na gaveta do detergente um fio de detergente da loiça. Isso mesmo! É o melhor tra nódoas que pode existir. Mesmo quando a minha filha era pequena e enchia o babete de nódoas, era com ele que os lavava e ficam impecáveis. Com este método raramente tenho aquela desagradável surpresa quando estamos a passar a ferro e temos de pôr para lavar novamente! Quando isso acontece, deito umas pingas de detergente da loiça directamente sobre e nódoa e esfrego e volto a meter na máquina e fica resolvido o assunto!
Beijinhos

Poupadinha disse...

Na máquina nunca usei, mas também faço como tu quando tenho uma nódoa, esfrego com detregente da loiça. Obrigada pela dica.

HAZEL disse...

Gosto destas dicas. :)
Eu uso detergente da loiça directamente nas nódoas, como faz a Sissamar, ou então, ensaboo com sabão azul e branco e coloco ao Sol, como faziam os antigos. É muito eficaz.

Não uso lixívia na máquina, porque já me aconteceu ficar um restinho na gaveta que depois me arruinou algumas peças de cor na lavagem seguinte. :(

Mãmãzita disse...

isso do ensaboar e colocar ao sol é o que a minha avó chama de "corar" e é fantástico. Foi só assim que consegui manter babetes e algumas fraldinhas de pano do meu filho como novos. Quanto ao perborato acho óptimo mas serve como manutenção da roupa branca ou para tratar roupa que já ficou "amarelada"?

Poupadinha disse...

Mamãzita:
Sim eu uso o perborato sempre que lavo roupa branca, toalhas e lençóis, quando a coisa está mesmo negra é que ponho em a corar.

Beijinhos

Teresa disse...

Olá Poupadinha,
Também uso o Perborato de Sódio, e na roupa de cor, calças de ganga que estejam um pouco encardidas, deito detergente de loiça directamente na peça e... máquina com ela. Depois de lavar tiro da máquina e está impecável.
Não uso detergente especifico para de lãs, só uso detergente de loiça e ficam óptimas.
Bjs
Teresa C.

Sónia Alexandra disse...

Esta também conheço e resulta vivamente.

Paula M. disse...

Olá Poupadinha,

Nao querendo ser chata :), queria perguntar-te se já usaste o perborato em lavagens a 40 graus e se resulta bem a essa temperatura?

Obrigada pela paciencia!

Poupadinha disse...

Normalmente lavo a 40ºC. Só uso 60ºC se estiver muito suja, ou então ponho a roupa a corar ao Sol.

Related Posts with Thumbnails