quarta-feira, 7 de julho de 2010

Suas bichas comilonas...


Este é o meu azevinho. Quando o comprei era pequenino, depois foi crescendo, crescendo e foi atacado por uma praga de cochonilhas comilonas.



Ainda tentei procurar na net soluções naturais, amigas do ambiente e da minha plantinha.


Encontrei uma (já não sei onde) que dizia para pulverizá-lo com água, sabão e fumo... Não entendi, teria que fumar em cima da planta? Mas eu não fumo... e agora? Tentei com água e sabão, mas como não via resultados fui até a um horto, perdi o amor a 10€ (até porque tinha que salvar a minha plantinha) e comprei um produto para tratar da saúde da cochonilla. Após as três aplicações, ainda vejo algumas, vou ter de repetir.



Contudo a Especialmente Gaspas deixou-me nos comentários uma solução económica e sem produtos químicos, como eu gosto, porque temos de poupar e também zelar pela natureza. Aqui está a solução:


"Eu tinha conchonilla na minha portulacária. Fiz uma solução de casca de alho com sabão azul e branco... aparentemente resultou.A conchonilla morre por asfixia, o sabão ajuda a criar uma "capa" que não a deixa respirar.O ideal é deitar a solução, deixar secar e umas horas depois lavar a planta, para lavar o sabão que pode não a deixar respirar. Por acaso não lavei a minha e está viva. "


Obrigada Especialmente Gaspas!




Só não sei se gasto o resto do produto (tenho pena de deitar fora), se faço o preparado ecológico... Tenho de lavar o azevinho a ver se fica com melhor cara.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails