terça-feira, 29 de junho de 2010

Panela de pressão


Por vezes temos em casa coisas de grande utilidade e que estão por lá encostadas. Foi o caso desta panela de pressão que andava a pedir um pouquinho de atenção.
A panela de pressão é óptima para cozinhar rapidamente preservando os nutrientes dos alimentos e poupar energia. Por isso retirei-a das profundezas do armário e estou agora a aprender a lidar com este bicho. Na primeira vez devo ter posto pouca água porque esturriquei a comida, agora sei que deve ter pelo menos 2 copos de água.
Dá para fazer quase tudo nesta panelinha mas, ainda sou uma aprendiz deste objecto. Aceito todas as dicas, truques, enfim, o que me quizerem ensinar...

5 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Nunca usei nem tenho mas, A minha mãe já teve algumas.

luarte disse...

Eu tenho uma guardadinha que me foi oferecida pela avó do meu marido. Está novinha e ainda não a estreei. Nunca mexi numa panela de pressão e acho que até tenho receio que a coisa corra mal e haja uma explosão n cozinha.
Acho que ainda não mexi no bicho por medo. E eu que normalmente costumo ser tão destemida, o certo é que esta panela me intimida. Há coisas difíceis de explicar.
No entanto, gostava muito de a saber usar porque acho que se poupa imenso.
Beijinhos

Fuschia disse...

Também estou a descobrir os truques da panela de press. comecei a usar para sopa porque achava um desperdício estar ali horas com a comida ao lume. Mas ainda me faz confusão estar a cozinhar sem poder olhar para a comida :)

Manuela Helena disse...

Olá Amiga Poupadinha!

Tenho acompanhado o seu blog, e agora acabei de ver este post sobre a panela de pressão... Verifico que várias pessoas não sabem servir-se dela... se aceitar o meu modesto contributo, espero que lhe seja útil!
Então, é assim:
A amiga certamente tem um livrinho de receitas que acompanhou a panela em questão, ou não? Normalmente, esses livrinhos costumam vir na caixa da panela quando a compramos.. não sei se a amiga ainda o tem, claro!
Caso não o tenha ou não saiba dele, aqui vão umas dicas simples:
A panela nunca deve ir com pouca água ao lume vedada, pois acontece o que já foi descrito aqui... também não pode enchê-la em excesso, pois caso contrário, o conteúdo líquido, incluindo temperos, começa a sair pelos lados da vedação da tampa, em vez de ficar aí dentro... o recomendado pelos fabricantes é que enchamos a panela até 3/4 da sua capacidade...
Para cozer legumes frescos ou congelados, depois de tudo introduzido na panela, vede-a, e ponha ao lume, em lume normal(médio) e espere que o pipo comece a rodar! (nunca se esqueça de colocar o pipo quando tapa a panela!)Para legumes frescos como eu ia dizendo, depois de começar a rodar, conte 15 minutos, e apague o lume. Se a sua panela tem ainda o cestinho que vai dentro, com buracos, pode por aí as verduras que não queira desfazer, cozendo-as ao mesmo tempo, suspensas dentro desse cestinho, pois quando abrir a panela,é só despejar para dentro da restante sopa, depois desta estar ralada com a varinha.
Se pretender cozer leguminosas secas, pode ter que deixar rodar o pipo durante 30 a 45 minutos, no caso de grão ou feijão...
As carnes também têm seu tempo respectivo: dependendo de ser carne mais tenra(aves, até 15 a 20 m, outra carne desde 30 a 45 m, também, por cada quilo)...
Outra precaução:Cuidado!
Nunca tire a tampa pondo o braço por cima da panela, para não apanhar uma queimadura do vapor!
Vire a panela, se for preciso, para que a tampa saia na sua direcção! Mas espere primeiro, ao tirar do lume, de tirar-lhe o pipo e deixar sair o vapor! Quando parar de sair é que pode abrir a panela. Deve desenroscar a tampa rodando o manípulo de cima até abaixo, para que possa passar nas abas laterais metálicas...
Com um abraço, e deixando-lhe aqui o convite, para visitar o meu blog:

http://manuela-helena.blogspot.com

Espero ter-lhe sido útil!Ah! E já agora, gosto imenso deste seu blog!
Manuela Helena

Maria Paula disse...

Olá Poupadinha
Talvez por ser de outra geração, não dispenso a panela de pressão e já ofereci uma à minha filha, que tb já a não dispensa. Cozinho aí tudo.
É uma poupança enorme de energia e tempo.

Related Posts with Thumbnails